segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mais uma voltinha...

No passado Domingo, não rodei a chave e agarrei o volante (do barco), mas montei no kayak e agarrei-me á pagáia. Os nossos rapazitos ficaram numa festa de aniversário (de crianças) o dia inteiro.
Kayaks às costas e fomos até ao Agroal. Descemos o rio Nabão do Agroal até Tomar, cerca de 5 horas com algumas paragens, fizemos cerca de 13 Kilómetros... 5 horas??? Sim... paragem para uma comidinha, outras para descidas das pessoas e material através de cordas (atar e desatar cordas demora um "coche", a segurança acima de tudo), e mais uma paragem para observar os arredores do rio... enfim, sem pressa, sem stress! Para mim foi a 2ª vez neste rio, para os restantes foi a 1ª. Bem mais porreiro que o Zézere, este apesar de estar acerca de 2 palmos abaixo do nivel normal da água, conseguimos ainda pura diversão dos vários rápidos e correntes (mesmo os menos experientes estiveram bem... e gozaram bem! E essas foram as melhores partes). Paisagem sempre variada, água limpa e transparente, fauna e flora...
Se um dia tiverem oportunidade, não faltem! (não vão sozinhos, levem alguém que tenha
conhecimentos deste rio) (se quizerem eu posso vos acompanhar ;) ).
(Barcos a motor e motos de água não são permitidos) ;)
P.S:Ninguém virou, ninguém foi á água sem intenção. Aquilo não é feito pra virar...
Virar...?!! Virar só para a esquerda ou direita.


Agroal... apinhado!

Conferir material, coletes, cordas, bebidas...
Parece lá no "interió" do Brasil...

Pequenas ilhas... aqui foi o nosso "almoço"
Segurança acima de tudo, de pessoas e bens...
Mais uma atracagem, para ultrapassar uma escadaria em pedra (Açude de Pedra)

Mais fotos http://picasaweb.google.com/carlosmgsousa/NABAOAgroalTomarAgosto2009#

4 comentários:

cadu1981 disse...

Parece ser engraçado... fica para uma proxima vez..

tou a ver ai uns sitios bons para se passar uma noite!!!

CarlosMSousa disse...

Acredita que com tenda ou saco-cama tem bons sitios pra ficar. Na 1ª vez que lá tive estava o irmão da Filipa (vizinha dos teus pais) sentado numa cadeira de praia na borda do rio numa grande sombra com 1 cigarrinho numa mão e um excelente vinho tinto na outra no mais completo relaxamento. Vim a saber mais tarde que estava com amigos acampar ali.

CarlosMSousa disse...

E se muitas pessoas não se interessam ir pelo esforço... estão enganados, mesmo para os principiantes no dia seguinte não se passa nada, tá tudo no sitio e sem dores musculares. Mas inda acerca do esforço, este rio tem uma corrente já acentuada (não há águas paradas), por isso contém uma ou duas mãos cheias de pequenos e grandes rápidos que satisfazem os mais aventureiros.
Zézére... acho que é pra esquecer, a não ser que todos os primos apareçam para uma descida nele, eu tb vou... mas duvido muuuuiito!
O Nabão... também podem levar os/as reguilas, acima de 2/3 anos e com coletes não existe qq perigo!
Aconselho definitivamente! Principalmente pela paisagem, natureza... é espectacular! Vão e depois digam se não concordam comigo. É experimentarem!

Oh Edu... eu deixo-te já o convite feito, tu e pelo menos mais 6 ou pessoas... podemos descer. Tenho material para esse pessoal todo! Quem diz Edu posso dizer outra pessoa...

E pergunta á Catarina o que achou quando fomos no Domingo.

catarina disse...

foi muito bom e por incrivel que pareça, na 2a feira andei na boa, sem dores...
e nao se compara mesmo ao zezere...
foi um dia mto bem passado...
5 estrelas...
e pra repetir, de preferencia c um palmo a mais de agua...