domingo, 1 de agosto de 2010

FÉRIAS EM CUBA

Que belas férias em Varadero!!!! Já chegámos depois de uma semana de muita praia, piscina, daikiris, pina coladas, limonadas, etc... Aqui fica uma foto da praia do Hotel onde passámos muitas, mas muitas horas de molho!!!!


Tal como em Marrocos, em Cuba nem tudo é bom, a maior parte vive com grandes dificuldades devido ao regime que lá impera. Apesar disso a maior parte dos Cubanos é a favor do regime de Fidel Castro pois têm educação grátis, saúde grátis e uma ração mensal de arroz, açucar, leite e outros bens essenciais. Mas quando nos contam que o ordenado médio é de $ 25 (CUC - peso convertivel = € 0,90) ficamos a pensar como podem eles sobreviver... Conhecemos o Gustavo, descendente de espanhóis que é professor universitário e trabalha a tratar das piscinas do hotel pois o ordenado de professor não chega para viver... Mas disse que tem 11 ou 12 irmãos e todos a favor de Fidel!

No hotel os empregados ganham cerca de $ 15 por mês pelo que a maior parte do rendimento vem das "propinas" que os turistas dão! Eles pedem também roupas para as crianças, sabonete, pasta dentifrica, shampo, e tudo o que pudermos dar pois lá é tudo muito caro e é quando há!

Numa das noites a seguir ao espectáculo, tinhamos as viaturas da Mariana e do João Pedro estacionadas na rua e quando chegámos estava uma Cubanita à nossa espera que nos disse ter gémeas de 2 anos e que nos queria comprar os carrinhos pois lá custavam para cima de $ 1.000 cada. Com o consentimento dos donos lá combinámos com a rapariga entregá-los na 6ª à noite sem pedir nada em troca como é claro!!!!

Foi muito divertido com mais histórias pelo meio e esperamos poder um dia mais tarde repetir uma viagem destas!

Duarte podes também partilhar algumas fotos e comentários!

1 comentário:

cadu1981 disse...

Tou a ver que isso ai tb tem um regime um bocado lixado...

Lá em marrocos, tb uns italianos que estiveram no mesmo albergue que nos tiveram uma aventurar.

o gaijo trocou varias t-shirts ( do chineses disse ele), uns calções e uma havaianas com um vendedor por um tapete mais uns artefactos la da loja. e tudo ideia do vendedor. a mim tb falaram para escolher algo em troca do relogio e da t-shirt... mas disse que não tinham coisas de valor sufeciente para trocar...