Tal como em Marrocos, em Cuba nem tudo é bom, a maior parte vive com grandes dificuldades devido ao regime que lá impera. Apesar disso a maior parte dos Cubanos é a favor do regime de Fidel Castro pois têm educação grátis, saúde grátis e uma ração mensal de arroz, açucar, leite e outros bens essenciais. Mas quando nos contam que o ordenado médio é de $ 25 (CUC - peso convertivel = € 0,90) ficamos a pensar como podem eles sobreviver... Conhecemos o Gustavo, descendente de espanhóis que é professor universitário e trabalha a tratar das piscinas do hotel pois o ordenado de professor não chega para viver... Mas disse que tem 11 ou 12 irmãos e todos a favor de Fidel!
No hotel os empregados ganham cerca de $ 15 por mês pelo que a maior parte do rendimento vem das "propinas" que os turistas dão! Eles pedem também roupas para as crianças, sabonete, pasta dentifrica, shampo, e tudo o que pudermos dar pois lá é tudo muito caro e é quando há!
Numa das noites a seguir ao espectáculo, tinhamos as viaturas da Mariana e do João Pedro estacionadas na rua e quando chegámos estava uma Cubanita à nossa espera que nos disse ter gémeas de 2 anos e que nos queria comprar os carrinhos pois lá custavam para cima de $ 1.000 cada. Com o consentimento dos donos lá combinámos com a rapariga entregá-los na 6ª à noite sem pedir nada em troca como é claro!!!!
Foi muito divertido com mais histórias pelo meio e esperamos poder um dia mais tarde repetir uma viagem destas!
Duarte podes também partilhar algumas fotos e comentários!
1 comentário:
Tou a ver que isso ai tb tem um regime um bocado lixado...
Lá em marrocos, tb uns italianos que estiveram no mesmo albergue que nos tiveram uma aventurar.
o gaijo trocou varias t-shirts ( do chineses disse ele), uns calções e uma havaianas com um vendedor por um tapete mais uns artefactos la da loja. e tudo ideia do vendedor. a mim tb falaram para escolher algo em troca do relogio e da t-shirt... mas disse que não tinham coisas de valor sufeciente para trocar...
Enviar um comentário