terça-feira, 18 de novembro de 2008

Paço - Um pouco da história da "nossa freguesia"

Paço

Em 1527 Soudos e Carrascos ( actual Vila do Paço), constituíam uma vintena com cerca de 80 moradores, e pouco mais se sabe da antiguidade da freguesia. Mas, além das actuais povoações que a compõem, existiu uma outra junto à actual igreja matriz, a qual já em 1758 estava quase abandonada, o que hoje acontece. No entanto, as fontes atestam que pelo menos nos finais da idade média já existiam as quatro terras da freguesia : Vila do Paço (Carrascos), Soudos, Vargos e Pousos.

No meio do séc. XVIII toda a freguesia tinha cerca de 500 habitantes, um número superior a várias freguesia naquela época.

A origem do nome da freguesia e da sua sede transformou-se em lenda sem qualquer fundamento. Não há, de facto, relação provada entre a casa para pobres (o célebre paço) supostamente fundada por duas mulheres de Serpa junto à ermida de Soudos (segundo as Memórias Paroquiais de 1758), e a antiga povoação junto à matriz, depois desaparecida, essa sim chamada Paço e que veio a emprestar o nome, já no séc. XIX, à velha aldeia de Carrascos.

Sem comentários: