segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

TVM

Na minha empresa há um método de poupanças que se chama TVM (Total Value Management) que tenho vindo a adoptar e em que se conseguem muitas poupanças. Não é nada de especial, apenas em que temos de dar ideias, do mais estranho que possa parecer, para que tenhamos uma poupança maior a curto e médio prazo. Basicamente o questionar de todas as despesas correntes.

Alguns exemplos:
- se tiverem o serviço de televisão M E O, e já passaram o periodo de fidelização, sabem que, mesmo que não estejam a pensar faze-lo, se ligarem para a PT a dizerem que têm uma oferta melhor da concorrência, eles no minimo dão-vos imediatamente 5€ de desconto por mês? 60€/ano

- Electricidade, já questionaram se a tarifa bi-horário não compensa? também se consegue uma boa poupança se começarem a ter o hábito de ligar as máquinas á noite.

- E renegociar o Spread? humm, este agora não...

- E caso tenham mesmo de ter conta em dois bancos, porque não ter um dos ordenados domiciliados num banco e outro no outro? para evitarem as taxas de manutenção de conta e cartões? olhem que não é pouco?

- E mudar de seguro do carro todos os anos? no final até vos pode acontecer que só muda o simbolo no topo da página, como me aconteceu, ao mudar da Ok Teleseguro para os seguros continente, além de mais barato ainda dão 20% desconto em cartão, e depois vi que era tudo "Via Directa" ou seja a mesma empresa.

- E falando em cartões porque não fazer uso do Modelo/Continente, apesar de a concorrencia estar sempre a falar de "sem talões nem..." o que é certo é que o cartão é dinheiro, porque não ter um desconto, e ter um certo cuidado, por exemplo a comprar detergente para a máquina de lavar só quando está com 50%.

...

Dêem mais ideias, afinal no poupar é que vai o ganho!

Este blogue que podem receber diariamente no vosso email é muito fixe neste aspecto e tem bastantes ideias interessantes diariamente:
http://www.poupaeganha.com/

4 comentários:

cadu1981 disse...

Pois. Realmente é uma boa ideia. Mas lá na empresa o boss tb ja deu ideia para uma coisa dessas. Mas tive que me calar. Porque infelizmente andam la pessoas a passear com carro da empresa, gasoleo a borla, viagens para o norte e espanha e ainda se gabam.... Cortando com essas coisas todas poupava-se muito.. mas prontes!!

(carro, seguro, reparações, etc, tudo a conta dos mesmos)...

Jorge disse...

é verdade, o mesmo na minha, até houve uma vez na alemanha um dar a ideia de utilizar o papel higiénico dos dois lados, afinal era folha dupla...

Jorge disse...

mais uma ideia:
precisam ou gostam de imprimir as vossas fotografias?
vejam aqui: http://pt.foto.com/
Oferta das primeiras 30, e a partir de 500 fotos a 1 centimo.

du@rte disse...

Boas idéias!
No poupar é que está o ganho!!