sábado, 7 de março de 2009

Uma receita de fazer água na boca...


Para quem tem pouco tempo e gosta de saborear uma "paella", deixo aqui a minha forma de a cozinhar (um pouco diferente da original conhecida).

Para 2 pessoas, precisam de:

-1 chávena de arroz
-2 dentes de alho
-açafrão das Indias (q.b)
-sal (q.b)
-3 tiras de pimento verde e encarnado
-1 dúzia de berbigão (com casca)
-1/2 dúzia de camarões grandes ou médios
-miolo de camarão algumas gramas
-1 cebola
-calda de tomate triturado 2 colheres sopa
-azeite meia chávena
-salsa e pimenta, vaqueiro margarina (q.b)

Coloquem o arroz em água a ferver com sal e 3 pitadas de açafrão. E reservem 5 minutos antes de estar pronto, ainda malandrino.

Enquanto fritam os camarões (com ligeiro golpe nas costas com ajuda de uma faca e 3 pedras de sal no interior) em vaqueiro com os alhos esmagados com casca. Numa frigideira pequena, com um pouco de vaqueiro, abram o berbigão e reservem com a água tb. Numa frigideira grande, 4 colheres de azeite, cebola picada, e as tiras de pimento cortadas em pedaços. Quando alourar, despejem a calda de tomate, juntem o miolo de camarão e o berbigão aberto com a água da sua abertura (lume médio). Após 5 minutos, juntem o arroz, os camarões, salsa picada e reguem com 2 fios de azeite. Em lume forte e mexendo por vezes, aguardem mais 5 a 7 minutos e está pronto.


É uma receita muito rápida, leva praticamente o tempo de fazer o arroz e mais 5 minutos.
Podem também, quando o arroz estiver a cozer, cortem em pedaços alguns coentros e deitem na água do arroz. Eu costumo grelhar na frigideira uma bifana e depois cortá-la em pedaços pequenos e juntar quando se mete o berbigão na frigideira.

Experimentem!!! (receita própria, não foi copiada)
Variem nas vossas refeições, deixem lá os hamburgueres, os bifes, os grelhados, os cachorros quentes... a não ser que sejam do tipo que quando chegam a casa já a mãezinha fez um belo dum jantar... que inveja!!
Usem e abusem dos legumes e sopas. Querem ficar com essa barriguinha o resto da vida??!!
Desculpem a foto... mas só me lembrei de a tirar quase quando estavamos no fim...

Sem comentários: